quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Sobre a Brillance 6180...

Meninas


Vejo muitas meninas perguntando sobre a singer brillance 6180, algumas tem dificuldade... Então, seguindo a sugestão de uma das meninas aqui do grupo Sou louca por parchwork, vim contar a minha experiência com a brillance, quais hábitos eu mudei e que me ajudaram muito!


Eu sou "costureira" de final de semana e tenho certeza que outras meninas terão muitooooo a acrescentar nesse post!!


Eu comprei a minha brillance em novembro do ano passado, então ela tem quase um ano de uso "moderado"...  A minha primeira máquina foi uma Singer 974... Que apesar de ter quase 30 anos, nunca foi usada... E depois de uma revisão, voltou zerada... Então eu estava acostumada a "descer" o pé no pedal e costurar até marmore na bichinha, sem me preocupar... Imagina o que aconteceu quando chegou a minha brillance?!


1) Como qualquer máquina eletrônica, ela tem limitações SIM!!! Não adianta esperar da brillance aquela potência das singers que nossa mãe/vó tinham!! É uma máquina sensível sim, que foi feita pra costura doméstica, pra produções em pequena escala... Não da pra querer quiltar uma manta por dia!! 


2) Aguenta múltiplas camadas?! Não... E sim! Pois é, sim! Eu costuro 2 camadas de R1 + 4 de tricoline e vai numa boa!!! Agora se tentar passar 3 camadas de jeans... Esquece!! De novo, estamos falando de uma máquina doméstica... Que não foi feita para grandes atelies ou oficinas de costura com grande demanda!!


3) O temido erro C4. Quem nunca?! É aquele momento que a bicha trava, berra, grita, faz um barulho como se tivesse triturando tudo la dentro. O que fazer?! NUNCA tente forçar. Desligue a máquina, e com CALMA destrave. Abra a caixa de bobina e verifique se não tem nenhum pedaço de linha enroscado. Limpe tudo direitinho, passe a linha de novo.


4) Sempre verifique se a linha ta passada corretamente. Eu cansei de travar a minha pq a linha tinha escapado em algum ponto. Verifique a tensão da linha de acordo com o tecido que você está utilizando. Cheque também se a linha não esta travando no carretel. Eu uso a lumina pra caseado e a danada trava que é uma coisa. Eu sempre solto a linha, costuro, solto, costuro...


5) Use a agulha certa. Isso é "old news" pra muita gente, mas pra mim foi novidade, e olha que eu so descobri isso ha um mes atras... As agulhas variam de acordo com o tecido/espessura. De modo geral, pra tricoline, a 12 ou 14 dão conta pro recado, mas pra camadas de manta mais tecido, a 16 ou a 18 dão muitoooooo menos dor de cabeça, principalmente qdo falamos da brillance. Pra casear, eu to usando a 9 em fraldas (fica lindooo!) e a 14 em tecido+manta. A maquina normalmente vem com a 12 ou a 14. Atras da agulha vem marcado.


6) Vida util da agulha: outra novidade pra mim. Segundo a singer, uma agulha tem em média 12 horas de vida útil. Qto mais usada, mais dificuldade pra transpassar o tecido, maior a chance de travar. É uma questão de observação. Quanto costurando camadas, é claro que a vida util é menor do que qdo costurando somente o algodão. Por aqui, em média, eu troco uma vez por semana. Se costurei muitas necessaires, troco antes. 


7) Limpeza. Pelo menos uma vez por dia (se usar), limpe sua máquina. Abra a caixa de bobina, desmonte ela inteira (é beeeem fácil) e com auxilio de um pincel, tire os restos de linhas, pelinhos da manta, pó... Uma vez por semana, lubrifique. No manual tem os pontos de lubrificação. Um frasco de oleo singer custa em media de 3 a 5 reais e dura uma eternidade.


8) Não adianta ter pressa com a brillance. Não rola descer o pé. Um ritmo moderado é o ideal. Ao passar por cima de de zipers, eu indico ir beeeeem devagar.


9) Sempre use a sapatilha adequada. Existem uma infinidade de sapatilhas e não é a toa. Leia o manual e descubra pra que cada peça funciona.


10) Use uma boa mesa, que seja firme, e que não balance com o movimento da máquina. Eu fiz essa besteira e tinha o dobro de problemas.


Bom, é isso!!! Espero que ajude! E aguardo os comentários co, a experiência de cada uma!!!




A filha antiga!




A filha nova


Sapatilha comum, pra ponto caseado e de ziper


Agulhas 18, 14, dupla de 4mm e dupla de 3mm





24 comentários:

  1. Oi Mah!!! Adorei o post amiga! Parabéns e obrigada pelas dicas!!! Posso copiar a introdução e colocar o seu link lá no meu blog? Obrigada! Sucesso, saúde e paz!!!!

    ResponderExcluir
  2. ola nunca costurei, porem comprei a singer 6180 pra começar,sera que vou conseguir? é dificil? as vezes voces usam algumns codinomes que fico boiando,como nome de tecidos, tecnicas..etc.. quero fazer patchwork apliques..artesanato em geral,e fazer roupas pra mim! espero nao estar jogando meu dinehiro fora!

    ResponderExcluir
  3. obrigada pelas dicas, sofro com minha brillance 6180 tenho vontade de quebrar todinha uso para costurar meus panos de prato, faço a bainha e costuro lindos tecidos fica um charme
    vendo super bem, mas a máquina me deixa na mão as vezes
    embola linha embaixo
    faz um barulhão que parece uma metralhadora, mas com paciência desligo, retiro o carretel, a linha coloco tudo novamente
    assim vou
    mas quero comprar outra que não me dê desgosto
    bjus

    ResponderExcluir
  4. a minha e´singer 6180,e da erro c4 e nao consigo arrumar ,ela liga mais nao vai mesmo nem na mao do tecnico, meu DEUS o que faço , ja tirei linhas que estava la ja desmontei bobina , e nada ja levei no tecnico me dissse quee´placa , que isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha esta agual a sua, já se forão 2 anos dessa forma e que desgosto com essa maquina já gastei no técnico mais do que paguei nela e não consigo resolver esse problema.

      Excluir
    2. A minha esta agual a sua, já se forão 2 anos dessa forma e que desgosto com essa maquina já gastei no técnico mais do que paguei nela e não consigo resolver esse problema.

      Excluir
  5. Ola! boa tarde!
    Glstaria muito de uma ajuda sua.eu tenho uma singer 974
    Funcionava perfeitamente.
    Mais agora a agulha fica batendo na Rodinha de ferro aonde encaixa a bobina. Consegui arrumar isso, só q agora a linha de cima n puxa a linha de baixo kkk.
    Ai n faz nem ponto reto.
    Vc sabe me dizer oque pode ser ?

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  6. Preciso de ajuda - a minha Singer Brilliance estava parada há alguns meses. Liguei a máquina normalmente e deu erro C$ ao acionar o pedal. O que pode ser? NOemia - advnoemiafonseca@uol.com.br - ME AJUDEM POR FAVOR...

    ResponderExcluir
  7. COMPOLEMENTANDO E CORRIGINDO - A MÁQUINA DEU ERRO c 4

    ResponderExcluir
  8. Mah, pena que so agora vi suas informações, mas a Singer deveria dizer tudo isso antes de vc comprar a maquina, me sinto iludida, comprei pelas propagandas maravilhosas feita sobre ela em programa de Artesanato apresentado por pessoas, homens e mulherers que tenho como idoneas.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pela dica já estava preocupada kkk

    ResponderExcluir
  10. Gente eu comprei a stylist verdinha e estou adorando, nunca deu um errinho sequer...recomendo

    ResponderExcluir
  11. Pois é, a minha brilliance nao costura duas camadas de manta de jeito nenhumesmo, ela grita, trava e C4. Mesmo indo devagar, mesmo usando sapatilha correta e agulha correta. .. Eu fiquei decepcionada com isso porque no vídeo que a Singer disponibiliza para escolhermos a máquina ideal poderia avisar isso ou mesmo no manual. Mas nem uma coisa e nem outra. Achei bola fora da singer. Mais me aborreceu o fato de eu ligar pra pedir que colocassem isso em algum lugar para que outras meninas não passassem pelo que passei e a Singer me responder dizendo que não trocaria minha maquina. Não pedi troca, não exigi nada, entrei em contato com todo respeito e agiram como se eu quisesse dar o golpe. Singer sempre foi sinônimo de qualidade mas prometi que NUNCA mais comprarei oultra singer.

    ResponderExcluir
  12. Olá. Obrigada pelo seu post. Quero comprar uma maquina com pontos decorativos e estava com medo da brillance por ser eletrónica...mas suas dicas me deixaram maus segura. Com cuidado tudo dura mais. sucesso!! Obrigada

    ResponderExcluir
  13. Gente a gente deveria pedir um recall da Singer este defeito não tem conserto.
    Tinha muita confiança na marca singer ,aprendi costurar com minha mãe e sempre em uma singer.
    Agora aconselhou que experimentem as marcas novas.
    Singer ja ficou no passado.

    ResponderExcluir
  14. Estou à procura de uma máquina de costura eletrônica mas agora estou com medo desses erros e problemas que dão essas máquinas e pelo concerto ser muito caro. Não sei se me arrisco ou deixo de lado essas máquinas e compro uma mecânica com menos pontos e menos possibilidades mas mais resistentes. Não sei o que faço.

    ResponderExcluir
  15. Meninas, por gentileza!
    Estou tentada a comprar uma Singer Brilliance 6180.
    Mesmo com todos esses possíveis problemas que ela apresenta em algum momento do manejo,
    vcs acham que vale a pena fazer a aquisição?
    Muitas pessoas reclamam da Singer Brilliance 6160 e já outras falam super bem.
    Estou receosa de comprar e me decepcionar se der tanto problema assim como vcs descreveram.
    Agradeço se puderem me dar um retorno sincero. Bjux <3

    ResponderExcluir
  16. A minha 6160 está dando E5 ponto decorativo, Mais fica dando muito poblema. Estou procurando uma Boa mecânica para eu compla, tive que devolver o dinheiro da cliente.

    ResponderExcluir
  17. A minha 6160 está dando E5 ponto decorativo, Mais fica dando muito poblema. Estou procurando uma Boa mecânica para eu compla, tive que devolver o dinheiro da cliente.

    ResponderExcluir
  18. A minha 6180 nunca me deu problema, sempre costurei com manta e tecidos ( o sanduiches) e ela sempre deu conta, graças a Deus, pelos comentários aqui imagino que alguns lotes já saem da fábrica com problema. Ela realmente é fraquinha e procuro não fazer nada pesado nela, quando preciso fazer algo mais pesado corro para a minha outra singer facilita que é "pau pra toda obra".

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho uma Singer 6699 porém esse c4 está aparecendo. Não sei o que fazer. Tenho coisa pra costurar e não tem quem arruma na minha cidade. Tem alguma dica? Obrigada.

    ResponderExcluir
  20. Eu tenho uma Singer 6699 porém esse c4 está aparecendo. Não sei o que fazer. Tenho coisa pra costurar e não tem quem arruma na minha cidade. Tem alguma dica? Obrigada.

    ResponderExcluir
  21. Muito arrependida em ter comprado a Singer 6160. Não consigo usar, está fazendo um barulho estranho na caixa de bobina, fiz todo o procedimento de limpeza e só colocar a caixa de bobina e pronto, começa o barulho e trava, dando erro c4. Não sei mais o que fazer li o manual todo, vi tudo quanto e vídeo e nada, a vontade que tenho e "descer o martelo".

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...