quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Passo a passo - necessaire box!!

Hey meninas!! Atendendo a pedidos, e que não foram poucos, fiz o passo a passo da necessaire box!

Lembrando que esse é o jeito que eu faço, ok? Existem váriaaaaas opções de pap dessa necessaire na internet e no you tube, e eu desenvolvi esse baseado numa mistura de vários paps que vi por ai!

Vamos lá?!

Material necessário:

1) 2 partes na medida de 20cm x 20cm  no tecido escolhido
2) 2 partes na medida de 10cm x 20cm  no tecido escolhido
3) 2 partes  na medida de 30cm x 20cm para o forro
4) 1 parte na medida de 20cm x 6 cm para as alças laterais.
5) Manta R1
6) Um ziper de 35cm ou maior.

Importante - parte 1: eu gosto de usar 2 estampas em composê. Pode usar uma só? Podeeeeee, basta cortar na medida de 30cm x 20cm. Vale também usar aqueles retalhinhos que estão encostados (que eu sei que todoooo mundo tem), de sobrinhas de tecido... Vale usar os retalhes em tiras, montar seguindo algum gráfico de patchwork, fazer patch apliquê... Ai vai da criatividade de cada uma! Basta que o tecido usado tenha o tamanho final de 30cm x 20cm!

Importante - parte 2: eu uso algodão branco, porque além de padronizar as peças, da um aspecto bonito, combina com qualquer tecido que você usar do lado de fora, e de quebra ainda rola dar aquelaaaa economizadas nos nossos tecidinhos lindos! Mas se quiser fazer usando o mesmo tecido do lado de fora, fica a critério de cada uma!

1) Corte os tecidos nas medidas indicadas

2) Junte as partes 1 e 2, avesso com avesso e costure na medida de 20cm. Repita com as outras partes. Caso estiver usando um unico tecido, pule esta parte.



3) Vai ficar assim:


4) Vire do lado avesso e passe com o ferro. Vire a costura para o lado menor. Vire e passe novamente, acertando a costura e deixando o tecido bem lisinho.


5) Corte a manta R1 um pouco maior que o tecido e cole ela no tecido com auxilio do ferro. Repita na outra parte.

6) Passe uma costura reta em cada uma das laterais menores, bem rente a beirada, apenas para fixar o tecido na manta. Com ponto zigue zague também fica bom. Apenas lembre de reduzir. Largura do ponto.


7) Corte os excessos de manta e reserve. Pra quem quiser, pode quiltar. Quilt livre, geométrico, matelasse, agulha dupla, ponto decorativo... Faça a festa!


8) Para fazer a alça, pegue a parte 4 e dobre as laterais para dentro. Passe o ferro.


9) Dobre ao meio e passe o ferro para vincar. Leve a máquina e passe uma costura em cada lado.


10) Corte ao meio e reserve.


11) Hora de começar a montagem!!! Nada de temer o ziper!! O desmanchador de casa é seu melhor amigo e ninguém aprende sabendo!!! Faça e desfaça quantas vezes precisar!! Pode acreditar que eu me mateeeei muitoooo!!! Pegue uma das partes ja com a manta aplicada, vire a estampa pra cima, manta pra baixo e posicione o ziper na lateral maior, virado para BAIXO! (Atenção, o lado certo do ziper tem que estar em contato com o lado certo do tecido, olha na foto!)


12) Pegue uma das partes do forro e posicione em cima. Pra quem não estiver usando o tecido branco, lembre-se de colocar o lado certo do tecido pra baixo e o avesso pra cima, ok? Alfinete tudo no lugar!
Ps: ja estou imaginando muita gente arrancando os cabelos "maaaaaaaas Mah, o tecido do forro ta maiooooor que o outro!!!!!". Lembrem-se que nos emendamos os tecidos acima e ele ficar um pouquinho menor mesmo. Basta alinhar um dos lados. Tiraremos o excesso depois! Olhe na lateral esquerda da foto, da pra ver a sobrinha!


13) Leve a máquina e costure!!! Não faça como eu, que bati cabeça muito tempo. Compre a sapatilha adequada para ziper!!! A maioria das máquinas ja vem com ele!!!



14) Retire os alfinetes e abra o tecido do forro, virando ele para o outro lado. Ajuste a costura direitinho (pode ate passar o ferro) e alfinete.

15) Vamos repetir o passo 11 e 12. Pegue a outra parte que sobrou. Aqui a coisa pode ficar um pouquinho complicada pra quem estiver usando 2 tecidos como eu fiz, mas é só fazer com calma, eu prometo que da certo. Ao colocar o ziper, virado para a baixo, sobre a parte que sobrou, alinhe a costura da emenda da parte ja presa ao ziper, a emenda da outra parte.  Muito complicado!?? Olha a foto!!!


16) Aqui vale a pena alfinetar as duas partes, para que elas não andem e desalinhem. Vai formar um sanduiche, a parte que sobrou com a estampa pra cima, a outra parte, ja presa ao ziper, virado pra baixo (assim como o ziper), e o tecido do forro pra cima. Pra quem for fazer com tecido estampado, a estampa do forro vai estar virada pra cima!


17) Coloque a outra parte do forro (basta alinhar com o forro de baixo!). Alfinete. De novo, pra que, estiver usando um tecido estampado no forro, a estampa vai estar virada pra baixo, em contato com a estampa da outra parte. Leve a maquina e costure!

18) Vai ficar assim: 

O lado de fora:


O lado de dentro.



19) Passe bem o ferro, ajustando o tecido dos dois lado, para ficar bem retinho, da pra ver na foto de cima. Leve a máquina e passe uma costura proxima ao ziper. Dessa forma, o forro ja fica preso proximo ao ziper. Pode usar uma costura reta ou decorativa! Aqui, eu usei o ponto de lacinhos!




20) Hora de começar a fecha nossa necessaire. Agora nós vamos unir as duas partes de fora e as duas partes do forro, sempre pelo avesso! Pra que, estiver usando dois tecidos, lembre de alinhar as emendas, como na primeira foto!
Vai ficar assim!




21) Na parte com a manta, costure por toda a lateral.


22) Na parte do forro, costure toda a lateral, deixando uma abertura no centro.


23) Agora nós vamos dobrar nossa necessaire, alinhando a costura que fizemos para unir as partes com a parte centra do ziper. Faça primeiro com a parte de fora, que tem a manta. É importante que a costura fique bem alinhada ao ziper, dos dois lados, ok?




24) Repita com o forro, formando um sanduiche, que terá 2 camadas de tecido + manta e 2 camadas de forro de cada lado, e o ziper ao centro.



25) Passe BEM o ferro, para vincar as laterais (é bem importante, vamos precisar dessas marcas depois!!). Abra a costura e passe o ferro também.


Repita do outro lado:


26) Vamos fechar as laterais! Pegue uma das partes da tira, dobre ao meio, marque mais ou menos 2 dedos e coloque em cima do lado certo do ziper, entre as duas partes do tecido do lado de fora. Veja na foto!



27) Passe uma costura em toda lateral. Muito cuidado na fora de passar sobre o ziper. Lembrem-se que estamos costurando um total de 2 camadas de forro, 2 camadas de manta, 2 camadas de tecido, o ziper + a alça!!! Muitaaaaaaa calma nessa horaaaaaaaa! (Pra quem tem a brillance, use a agulha 16 e vá girando manualmente essa parte!)


28) Antes de fechar o outro lado, abra o ziper até mais ou menos a metade da necessaire. Repita o passo anterior.



29) Corte os excessos da lateral, deixando a parte do ziper um pouco maior. Nunca corte o ziper rente!!! Ele pode escapar depois!


30) Lembra da abertura que deixamos no forro! Hora de virar a nossa necessaire! Mas ainda não vire do lado certo!! Deixe o forro pra fora! 



31) Abra todo o zIper e ajuste todos os cantos. Passe bem o ferro, de novo, vincando beeeeeeem nas laterais, essas marcações serão essenciais no próximo passo!



32) Hora de fazer os cantinhos, que vão transformar nossa necessaire plana, numa linda necessaire box. Muitaaaaa calma nessa hora, põe pra tocar aquela musica que voce adora, come um chocolate, toma o tarja preta e muita paciência!!! Ainda com a necessaire do avesso, escolha um canto para começar, levante a lateral e alinhe a costura da lateral com o vinco que se formou quando passamos a necessaire no passo anterior. Vai parecer dificil, mas é uma questão de treino!! O canto vai formar um triângulo! Veja nas fotos!!! É muito importante que a costure fique beeeeeeem alinhada com o vinco, ok? Caso contrario a necessaire poderá ficar torta! Prenda no lugar com um alfinete e repita nos 4 cantos!



33) Com auxilio de uma régua de patch, alinhe a régua a costura do forro, na altura de 4cm e marque. Aqui eu fiz com lápis pra ficar mais visível. Normalmente eu uso a caneta mágica, que sai depois. Se for usar o lapis, marque bem fraquinho.



34) Passe uma costura sobre a marcação. Repita nos 4 cantos. Há que goste de cortar as pontinhas e finalizar com viés. Eu deixo com as pontinhas por dentro. Vai do gosto de cada uma!





35) Feche a abertura no forro.



36) Desvire a peça e... voi la!!!! Está pronta!!!





Bom, é isso!! Sei que ficou longo, mas eu queria passar o máximo de detalhes!! Eu não tenho experiência nenhumaaaaa com pap, ainda estou aprendendo também! Peço desculpas pela qualidade das fotos, mas a iluminação não é muito boa e eu fotografei agora a noite, e usei o ipad, que era o que eu tinha em mãos!! Espero que gostem!

Para fazer o modelo estojinho, basta usar o mesmo pap, seguindo as seguintes medidas:

2 partes de 25cm x 15cm
2 partes de 10cm x 15cm
2 partes de 35cm x 15cm para o forro
1 alça (igual a anterior)
1 ziper de 40cm ou mais


Beijos, beijos, até a próxima!!


Ps: perdoem os erros de português/digitação, mas eu to morta de sono!!!

40 comentários:

  1. Gostei obrigada passo passo perfeito. Deus abençoá!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo sue trabalho ficou muito bonito,gratificante vc postar o passo a passo tão bem explicado,obrigada

    ResponderExcluir
  3. Acabei de fazer um! Ficou lindo!Muito obrigada por dividir seus conhecimentos, que Deus lhe retribua! É melhor dar do que receber!
    Jesus te ama!!Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns e, muito,muito obrigada! Sabemos que não é fácil,mas mesmo assim sua generosidade foi demais! Obrigada, que Deus a abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  5. Deus a abençoe! Salvou minha vida! Ufa

    ResponderExcluir
  6. Desculpe abusar já abusando! Perfeito seu PAP! Gostaria de fazer uma maior, mas não sei calcular a proporção do aumento, vc sabe??? Ai..ai...que folga né? Mas já andei quebrando a cabeça fazendo em papel e todas ficam irregulares. Bj e Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ester!
      O calculo é simples... se você quiser aumentar o comprimento da necessaire, deixar ela mais "compridinha", você tem que aumentar a lateral maior... se era 30x20cm (usando um unico tecido), você pode usar 35x20, 40x20 e por ai vai...
      Pra aumentar a lateral da bolsinha, você precisa aumentar a lateral menor... se era 30x20... passe a usar 30x30...
      Você pode também mexer nas duas medidas, pra ter ela mais comprida e mais larga...
      Agora se você quiser mexer na altura, ai você altera a medida na hora de fazer a caixinha de leite. Aqui eu usei 5 cm... se usar 3cm, ela fica mais baixa, se usar 5cm, ela fica mais alta...

      No final do post eu dei alguns exemplos de medidas... pra fazer ela bem grande eu uso 40cm x 25cm... fica um tamanho bacana!

      Excluir
  7. Olá, fiquei com uma duvida na hora de fechar o forro. A costura fica aparente, é isso?

    ResponderExcluir
  8. Obrigada por compartilhar seu conhecimento !!!
    Amei...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada por dividir com a gente seu trabalho. Parabéns

    ResponderExcluir
  10. Obrigada por dividir com a gente seu trabalho. Parabéns

    ResponderExcluir
  11. Qual a medida final do seu estojinho escolar?

    ResponderExcluir
  12. Lindas peças.
    Neste momento quero muito lhe agradecer a pastagem. Depois de ficar dias com pensamentos ruins, ontem vendo seu projeto sentei e fiz minha primeira necessaire bom.
    Hoje dia das crianças e Nossa Senhora Aparecida estou realmente muito emocionada. Saiba que você fez meu dia ficar maravilhoso. AbraçoSair e felicidades.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Quanta boa vontade de ensinar! Quanto amor e capricho. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  15. Foi o melhor PAP que achei, parabéns!! Super detalhado, assim q tem q ser, tá ótimo, não precisa se desculpar.
    Muito obrigada, tava procurando tanto pra fazer um presente...agora já posso, rss
    Bjsss

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito. Fiz e deu super certo. Valeu.

    ResponderExcluir
  17. AMEI fazer !!!! Deposito da explicacao foi facil . Muitissimo obrigada 😍😍😍

    ResponderExcluir
  18. Parabéns, ficou linda! E eu amei o jeito que vc se expressa. Fiquei muito empolgada pra fazer uma!!! rsrsrs
    Obrigada!!
    Deus te abençoe!!

    ResponderExcluir
  19. Obrigada por compartilhar seus saberes. Parabéns pela maneira gostosa que explicas. Deus te recompense.

    ResponderExcluir
  20. Muito linda e muito bem explicado o seu passo a passo

    ResponderExcluir
  21. Apaixonei pela peça e vc é excelente para explicar. Te parabenizo e digo que consegui fazer. Ihuuu

    ResponderExcluir
  22. Amei o pap, ficou bem claro, obrigada.

    ResponderExcluir
  23. Muito bom essa maneira de fazer o acabamento amei

    ResponderExcluir
  24. Gente, q tudo esse passo a passo. Amei demais. Parabéns, ficou perfeitinho rsrs, e a necessaire ficou lindíssima 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  25. Muy bien explicado y fácil de confeccionar, gracias por enseñar........saludos desde CHILE

    ResponderExcluir
  26. Se você não tem prática com PAP, imagine quando tiver! Foi extremamente didatica e detalhista. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  27. Adorei ficou muito bem feita
    Linda...

    ResponderExcluir
  28. Muito booooooom... Obrigada por compartilhar. Sucesso e muita luz.😍💝🌟🌟🌟🌟👏👏👏

    ResponderExcluir
  29. Obrigada 🤗! Gostei muito e tudo bem explicado.Parabéns!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...