segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

PAP - Carteirinha/Porta Absorvente!

Espana aqui, espana ali... hora de tirar a poeira por aqui!

E pra voltar com tudo... um PAP!!

Inicialmente a idéia dessa carteirinha era pra ser usada como porta-absorvente, com espaço para lencinhos na frente... Mas ai levei algumas pra vender no trabalho e a mulherada enlouqueceu e resolveu usar como carteira! Sabe aquela pequena, que você coloca as coisas mais úteis, pra ir no mercado, na padaria e não levar a bolsa toda? Pois é!

Ai, como há tempos que elas andam me cobrando pra levar mais algumas, aproveitei pra fotografar!(meta para 2014 = aprender a fotografar decentemente!)

É bem simples de fazer e vale até pra quem tá iniciando nas costurices! E também dá pra usar aqueles retalhinhos esquecidos na gaveta... Bora lá?

1-) Materiais

1 retangulo de 23cm x 14cm no tecido que será utilizado como forro (parte de dentro)
2 retangulos de 20cm x 14cm. Um no tecido de fora e um no tecido do forro
1 retangulo de 17cm x 14cm no tecido de fora
1 retangulo de 18cm x 12cm em manta R1 (eu particularmente acho a R2 muito grossa... mas se alguém quiser tentar, vai de gosto!!)



2-) Junte a manta e o tecido que será usado do lado de fora (20cm x 14cm) e quilte. Pode fazer quilt geométrico, livre, com ponto decorativo... ai vai do gosto de cada uma. Aqui eu fiz tipo matelassê, imitando agulha dupla (basta passar duas costuras!).
Pode fazer sem quiltar? Pode. Ja fiz e dá certo! Apenas fixe a manta ao tecido... vale usar cola de patch ou só o ferro quente mesmo... fazendo o quilt fica mais charmosinha e facilita muito a vida na hora de virar! Deixe essa parte de lado, usaremos mais tarde.

3-) Vamos montar o bolsinho:
Peguei o tecido usado como forro, na medida de 23cm x 14cm e o tecido usado do lado de fora, na medida de 17cm x 14cm, junte estampa com estampa (avesso pro lado de fora) e passe uma costura.

4-) Junte as extremidades soltas do tecido e costure

5- Vai ficar assim:

6-) Vire para o lado certo, ajuste para que os lados fiquem com a bainha do mesmo tamanho, passe o ferro para marcar e passe uma costura dos dois lados, para fixar. Eu usei um ponto decorativo, mas pode usar o ponto que seja do seu gosto.

7-) Meça 4,5 cm (desconte a bainha) e dobre. Passe o ferro para marcar.

8-) Dobre o outro lado, alinhando as duas bainhas, use a régua para checar se os dois lados estão do mesmo tamanho. Passe uma costura de cada lado, bem rente, somente para segurar as partes no lugar. Isso impede que as partes fiquem tortas na hora de montar.

9-) Vamos começar a montagem: coloque o tecido de fora já quiltado com a manta R1 + o bolsinho virado pra baixo. Tome cuidado para deixar a parte maior virada pra baixo.

10-) Faça uma margem de 1cm em torno do tecido do forro e arredonde os cantos que será a aba.

11-) Coloque sob o tecido de fora quiltado + bolsinho, com o avesso para cima e passe uma costura por toda a volta, deixando uma abertura na parte de cima, que será a aba. Recorte os excessos e picote em volta da aba.

12-) Vire, ajeite todos os cantinhos com auxilio de um lápis ou caneta, passe a ferro para assentar e passe uma costura somente em volta da aba.
 

Pra fechar, pode usar botão de pressão, colchete, velcro... eu gosto de botões de pressão, mas esqueci os meus em casa! rs
(férias na praia, a máquina veio junto!)

Boas costurices!

Um beijo!

Mah
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...